23 junho 2015

O Futuro Saiu de Moda

Acho engraçado como meus pais, tios e principalmente avós ficam surpresos com a forma que a juventude tenta lidar com as coisas. Meu avô sempre foi o tipo de cara que esconde o dinheiro no colchão; meu pai, no banco. Eu? Na carteira.

Enquanto os mais velhos agem com precaução e trabalham muito para obterem uma aposentadoria decente, vejo uma porção de amigos em viagens, mochilões, morando sozinhos, conhecendo lugares bacanérrimos - ainda que a grande maioria passe longe de ser rico. Qual a lógica?

Geralmente de mente mais aberta, os jovens de hoje se preocupam mais em viver o dia de hoje do que esperar o amanhã para que algo possa acontecer. Ao invés de aguardar anos com um bom montante no banco e não aproveitá-lo, esperam pela próxima oportunidade e caem de cabeça.

A ideia não é ignorar o futuro ou não economizar nada, e sim ir aproveitando a jornada antes de ficar "velho demais" para aproveitar qualquer coisa. E, com velho demais, quero dizer: esperar que quem sabe amanhã eu terei a oportunidade, ao invés de fazê-la acontecer agora.

Cautela é ótimo - mas só quando temos em mente que nada é escrito num muro de pedra como se uma ação de hoje ditasse seu futuro com toda a certeza. Ou você acha mesmo que os endinheirados de 1992 no Brasil achavam que sumiria todo o dinheiro de suas poupanças? Sem mencionar casos mais recentes como a crise de 2008. Ou mais profundos, como a quebra em 1929. Nada é certo nesse mundo, e é por isso que seu futuro deve ser construído como consequência do seu presente, e não o seu presente como consequência do seu futuro.

Se inspire mais, ame mais, e pense mais no que pode deixar o seu agora feliz.


                 ]


4 comentários:

  1. Super legal texto! Concordo! Claro que devemos economizar pra alguns projetos mas economizar pra mim não quer dizer que eu não posso passear, viajar, comprar uma roupa legal, ir num restaurante, dar uma festa e ter uma alimentação boa.
    Tem gente que só tira o dinheiro da água/luz/telefone e o resto guarda debaixo de sete chaves... economiza tanto que até a alimentação é regrada sendo que a conta tá engordando. Não acho isso legal, prefiro desfrutar daquilo que Deus me prepara e usando com sabedoria, sem jogar fora, mas sendo feliz, Ele nunca deixa me faltar!

    Bjus, Bjus amore!

    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: http://goo.gl/dhAJL5

    ResponderExcluir
  2. Super amei o texto, devemos passear se divertir, mas devemos economizar também, acho que tudo tem que ser ponderado, nem gastar muito e nem guardar muito, guardar um pouco é bom, porque não sabemos o que será do nosso futuro, se divertir também é bom, por isso que digo que tem que ser ponderado, eu amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir