10 julho 2015

A Vida é Estranha. Mesmo.



Recentemente tenho passado muitas horas imersa em um jogo chamado "Life is Strange". Acontece que fiquei tão intrigada com a história que jogar não me basta, também passei algumas horas assistindo como os outros agiam a cada situação.

O que acontece de tão curioso é que o jogo, diferente da maioria que me encanto, não exige nenhuma habilidade de jogador. Você não precisa saber dar chutes ou socos, nem segurar um arma e muito menos fazer um gol. Você só precisa saber fazer boas decisões e saber que elas podem alterar seu passado, presente e futuro.

Eu sempre fui péssima com isso. Mal sei fazer boas decisões na minha vida. Então sem chances que eu 'ganhe' este jogo no final, certo? Mas a grande mágica dele é: você pode voltar no tempo.

Você fala algo que no final da conversa saiu meio errado? Volte no tempo e fale exatamente o que a pessoa desejava ouvir. É claro que me fascinou. Com isso, a personagem principal consegue coisas como: não se encrencar, descobrir informações do seu interesse, convites para as melhores festas, novos amigos... Tudo porque sabia a coisa certa a se dizer, já que era só voltar no tempo depois que pisasse na bola.

Imagina só ter um poder desses na vida real. Voltar e refazer cada uma de suas escolhas que te fazem pensar "e se". E se eu tivesse aceitado namorar com o fulano? E se eu tivesse feito aquele outro curso de faculdade? E se eu não tivesse mudado de casa?

Tudo isto estava me fascinando muito e fazendo-me pensar de fato em decisões que já tomei e que achava, lá na época, que não fariam tanta diferença no futuro. Ah, como eu era ingênua. Até detalhes pequenos mudam muito do que pode te acontecer amanhã.

Até que... o incrível terceiro episódio, "Teoria do Caos", mostrou exatamente a lição de moral em mudar um erro que você deveria ter cometido. Sem spoilers do game, a Teoria do Caos é uma teoria real sobre a menor das mudanças trazer um evento drástico para o futuro.

Pensar num evento passado e pensar em como você não teria se encrencado hoje se tivesse feito outra escolha é muito interessante. De fato, acredito que todos iriam gostar de mudar algumas coisinhas. É difícil não pensar nas hipóteses de como teria sido diferente se sua escolha fosse outra. Acontece que o ponto mais importante disto é: se você não tivesse errado, não teria aprendido. Talvez não cometesse o erro agora, mas o cometeria mais para frente.

Sem ir além ao comentar as múltiplas coisas que poderiam acontecer com o resto do universo com uma escolha diferente na sua vida, a sua já seria uma confusão por si só. De nada adiantaria voltar naquele tempo sem entender porque aquela escolha foi errada.

O resultado que fica é esse: talvez seja muito divertido imaginar as diferentes situações e como seria a sua vida agora se você tivesse feito diferente lá atrás, mas não se engane, pois você  não seria a pessoa que é hoje. Aproveite o agora, pois o ontem e o amanhã são os dois dias em que você não pode fazer nada a respeito. Use o presente a seu favor e nunca se arrependa de erro nenhum, pois eles moldaram a pessoa que você é hoje, com todos seus erros e acertos.

Viver é arte e decidir... é difícil, mas faz parte. Por isso não adianta nada passar seu tempo se arrependendo. Use-o bem e sem se preocupar com o ontem ou o amanhã, porque como diria um músico por aí "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há..." ♪.

2 comentários:

  1. Ta querendo mudar o layout do seu blog? Mas não sabe onde encomendar um layout do seu jeito? E com um preço que cabe em seu bolso? Então você tem que conhecer a HTML Love Design! Faça seu orçamento GRATIS!!

    As vantagens que você tem são muitas!
    - Você vai ganhar mais visitas (pois seu blog entrará na nossa página de portfolio, e divulgaremos nas nossas redes sociais)
    - Você ganhará leitores frequentes (porque um layout bonito e organizado é uma fonte de inspiração para os outros blogueiros)
    - Você ganhará seguidores nas suas redes (Pois eles vão querer saber mais sobre o seu blog)
    - E também, Empresas podem entrar em contato com o seu blog querendo parcerias...


    E não para por ai... Venha Conferir nosso trabalho: http://htmllovedesign.loja2.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir