15 setembro 2012

Dicas de intercâmbio


Para você que quer fazer intercâmbio, aqui vão algumas dicas:




-Tenha certeza se é isso que você quer, porque você que passará por essa experiência, mais ninguém.
- Se quer fechar a viagem por você  mesmo, certifique-se de tudo o que precisa fazer, se quer ir por agência, separe um tempo dos seus dias para averiguar bem que agência você irá fechar, não custa nada ligar, se informar, fazer uma planilha comparando preços e acessibilidades, e o principal, buscar  depoimentos de pessoas que já foram por essa mesma agência.
-Em ambos os casos do item anterior, você precisa buscar informações precisas sobre a escola que quer estudar, ai o que conta bastante são opiniões de ex estudantes.
-Procure se informar ao máximo sobre o país que irá estudar. O clima, a cultura, costumes, pessoas, estilo de vida, cada detalhe conta, quanto mais você estiver por dentro, menos será o choque cultural. PS: Procure saber sobre o clima, e se ele irá influenciar em alguma coisa (Há lugares que são extremamente frios, e acabam deixando a pessoa meio depre, o que não ajuda nada no processo de adaptação).
-Se você está indo sozinho, será muito melhor se tiver algum conhecido por lá, se este não for o caso, faça amizades com pessoas que já estão la, ou que estão indo, mas não se preocupe, em pubs e na escola principalmente, você  irá conhecer muitas pessoas.
-Na hora de procurar uma acomodação, certifique-se que as pessoas com quem você  irá morar são de bom caráter, se a localização é segura, se é perto do seu trajeto para escola. Uma coisa muito importante é não morar com brasileiros, porque ai é português na certa.
-Quando você  se sentir adaptado, ou seja, já tiver resolvido toda a papelada possível, comece, aos poucos, procurando emprego, pegue um modelo de currículo e faça o seu, procure saber que lugares estão precisando, ou simplesmente saia batendo de porta em porta, esse é o jeito mais eficiente de conseguir um trampo. Há também sites que ajudam e indicação de amigos são essenciais.
-Aproveite o clima bom para conhecer outras cidades, praias, lugares históricos e reservar uns dias para viajar para outros países, principalmente se seu destino for a Europa, ja que é tudo pertinho.
- Tenha sempre contato com seus amigos e familiares para não se sentir meio perdido, saber que tem gente que te ama e te apoia mesmo longe, é essencial.
-Aproveite ao máximo a sua estadia, saia bastante, conheça pessoas, treine o seu inglês, mesmo se falar errado, porque você  esta lá para isso mesmo nao é? Voltar frustrado acontece com algumas pessoas, não deixe acontecer isso com você.
-Conheci muitas pessoas com o inglês muitoooo básico aqui, mas quem disse que elas não conseguiram se virar e se aprofundar na língua? Sem crise. Mas se você  já tiver o intermediário, pode ter certeza que você aproveitará mais. Ou seja, procure dar uma incrementada antes de vir.
-Enfim, hoje em dia tudo se encontra na internet, e há um número muito maior de intercambistas, procure adquirir informação necessária para não ter dúvidas.

Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo ;D

Um comentário:

  1. Mel... adorei teu blog!!!
    Arrazou nos posts, já acompanhando! ;)
    Xeru

    ResponderExcluir