09 maio 2014

Morphine

Essa é uma sessão de Bandas desconhecidas por mim. Nessa sessão irei mostrar e falar um pouco mais sobre bandas boas do mundo do rock mas que não são muito conhecidas, ou que pelo menos, nunca ouvi falar. Pra começar vamos hoje de Banda Morphine!




Morphine

Umas das bandas mais originais dos anos 90 foi essa formada no Massachusetts em 1989.

Consistiam em um baixista/vocalista, Mark Sandman, um saxofonista, Dana Colley e um baterista, Billy Conway na maior parte do tempo. Sem guitarrista.

O baixo de Mark era de duas cordas, tocado com um slide e afinado de forma que o som fosse um híbrido de baixo e guitarra. Às vezes utilizava um instrumento criado por ele próprio chamado tritar, com duas cordas de guitarra e uma de baixo.

Faziam uma mistura de rock, jazz, blues e música experimental que eles mesmos chamavam de "low rock", um som com aspectos graves, relaxado e orgânico que não parecia fazer parte dos anos 90 ou 80. Não parecia fazer parte de época nenhuma. A voz grave de Mark, às vezes calma, às vezes angustiada,  cantava letras de influência beat que se referiam a mulher e ao amor de forma quase que mitológica, sonhadora e melancólica. O próprio nome da banda fazia referencia a Morfeu, o deus grego dos sonhos.

Após o segundo álbum, Cure For Pain de 1993, a banda vinha numa crescente de fama e popularidade, com os clipes tendo certa exposição na programação da MTV e no seriado Beavis & Butt-Head. Porém, em 1999, durante um show em Palestrina, Itália, após anunciar a sétima música do repertório, "Supersex", Mark Sandman vem a falecer em decorrencia de um infarto fulminante, aos 46 anos de idade.

Era o fim da banda.

Em 2000, lançam o quinto e último albúm de estúdio, o póstumo The Night.

Conway, junto de Jerome Dupree, o primeiro baterista, e do músico Jeremy Lyons, atualmente fazem turnês sob o nome de Members Of Morphine, inclusive fizeram parte do Line-Up do Palco São João da Virada Cultural de 2012.

Colley e Conway também formaramm o Twinemen, ao lado de Laurie Sargent.

Discos de Estúdio

Good - 1992
Cure for Pain - 1993
Yes - 1995
Like Swimming - 1997
The Night - 2000

Músicas:
Cure for Pain: http://www.youtube.com/watch?v=985JGeGq_tc
All Wrong / Whisper: http://www.youtube.com/watch?v=m1iTZItBzGY
You Speak My Language: http://www.youtube.com/watch?v=sX_NeOkcFec

Texto por: Leo

Ficou curioso? Acesse para saber mais: http://research.google.com/bigpicture/music/#s%3Amorphine

Nenhum comentário:

Postar um comentário