06 maio 2014

Estudar na Irlanda




Bom, vou contar um pouco do meu conhecimento sobre a Irlanda. Morei em Dublin (capital da Irlanda) por 7 meses, voltei às terras brasileiras há mais de um ano. E foi uma experiência incrível, intercâmbio muda você, não tem jeito, e você ve essa mudança aos poucos. Creio que quanto mais tempo você fica, mais diferente você se torna. E pra ver essa real mudança, pra se sentir adaptado com o país, pra se sentir morador de lá, acredito que você deve no mínimo ficar por uns 6 meses. Com o tempo, você vai se transformando, às vezes nem percebe logo, mas uma hora ou outra a mudança bate na sua porta.

Irlanda.
País pequeno, católico, conhecido como Ilha Esmeralda., pois possui muito verde. Se falam duas línguas na Irlanda, o inglês e o Irish (conhecido pra gente como gaélico).  O país é geladinho, até no verão, com máximas por volta de 26º. Mas o inverno não é tão frio assim, mínima de 2º, 0º . O tempo é bastante balanceado.
Assim como em outros países da Europa, no mercado é normal não ter caixas, ou seja, você mesmo passa a sua própria compra nas máquinas e paga. Nunca vi um mercado com estacionamento por lá, porque geralmente as pessoas fazem as compras a pé. E lá não existe sacolinhas plásticas, ou você compra a sacola reciclável, ou coloca as compras em uma mochila.
Assim como na Inglaterra, as pessoas dirigem do lado esquerdo da rua e o volante fica no lado direito. Muito cuidado para atravessar as ruas, É doideira...
Por a voltagem ser alta, 220, o  interruptor de luz do banheiro fica do lado de fora, e quase não há tomadas no banheiro.
Essa terra maravilhosa do U2 não tem cobras. Diz a lenda que San Patricks, padroeiro de lá,  matou todas! Não há conta de água, aliás a água da torneira é potável. Olha, potável potável não sei, mas sei de histórias de pessoas que já passaram mal do estômago, agora se é a água ou não, ninguém tem certeza.
Para comprar remédios você irá precisar da receita médica. E uma coisa curiosa é que eles dão certinho a quantidade de comprimidos que você irá precisar. Talvez para não haver um uso excessivo da droga. 
E não se assuste com o café da manhã de lá. Como é a refeição principal, eles costumam exagerar. É bacon, ovos, pães e pasmem: feijão! O feijão é enlatado e um pouco doce. Tenso. Mas se você sentir falta do feijão brasileiro, lá tem varias lojinhas que vendem :)
Lá tem uma loja super barata e fashion que se chama PENNEYS (sim, se pronuncia do modo que você pensou). Essa loja faz parte da rede PRIMARK, assim conhecida na Inglaterra, mas na Irlanda ela vem com esse outro nome doido. Portanto se você ouvir alguém falando de ir na Penneys e tal, já sabe do que se trata. Aliás, tem muitas coisas baratas lá e bem bonitas. Nem tudo vem com qualidade mas já da pra quebrar um galho. Pelo menos das coisas que eu comprei lá não tenho do que reclamar. Sinto até falta... Era MUITO barato.
A Irlanda é um país mágico, aconchegante. Para você que está em dúvidas sobre estudar fora ou mesmo passear, recomendo fortemente a Irlanda. Além de Dublin você pode visitar Galway, os famosos Cliffs of Moher, que são de arrepiar,Cork, Limerick, Dingle, Wicklow (montanhas maravilhosas e cenário do filme: Ps: eu te amo), Dun Laoghaire (um dos lugares mais fofos de lá), as partes, praianas como: Malahide, Howth e etc... 


Irlandeses.
Os irlandeses são pessoas muito receptivas, animadas, educadas...Nunca tive problema com nenhum, pelo contrário, quando me perdia, eles faziam questão de me ajudar, de ter certeza que eu entendi o que eles estavam dizendo, de até querer me levar onde eu queria. Os velhinhos são uns fofos, fedem um pouco, mas são pessoas queridas, daquelas que da vontade de apertar a bochecha, e o sotaque delas são diferentes também. Os Irlandeses são pessoas muito festeiras, sempre bebendo, sempre causando, sempre animados. Nunca vi ninguém dançar tão loucamente e tão fodaseoquetãopensando como eles, e isso é ótimo, garantia várias risadas e até empolgava a gente para dançar também. Eles têm os traços parecidos e a genética garante a eles uma beleza exótica. Eles não ligam pra moda. Usam bastante moletons, e mistura o estilo das roupas, tem gente que anda de pijama e sabe o que é mais legal? Que ninguém tá nem aí! Cada um tem sua vida e seu espaço e todos respeitam.
O único problema quanto aos Irlandeses, são os KNACKERS. Pessoas de baixa renda que vivem da ajuda do governo. Geralmente são pessoas desarrumadas, sem dentes(o que é muito comum por lá), andam de moletom da cor cinza, usam adidas branco e os homens geralmente são carecas. Essas pessoas, como não fazem nada da vida, adoram mexer com a vida dos outros, principalmente daqueles que eles sabem que são estrangeiros. Vi casos como: Tacarem ovos nos outros, puxar o cabelo, tentar assaltar, xingar, ficar zoando, mexendo com seu psicológico... Muitos partem para violência, principalmente entre os homens. O lance é não entrar nesses bairros perigosos e se passar por um, fingir que não viu. Antes um ovo na cara do que ser morto mesmo dando o celular pro assaltante.
É comum famílias terem vááários filhos e andarem com eles pelas ruas no carrinho de bebê, mesmo que a criança tenha 5, 6, 7 anos.
No verão, as meninas compram um bronzeador artificial bem vagabundo que deixa a pele delas laranja! Elas passam por todo o corpo, e conforme vão andando e soando, você só vê um líquido laranja escorrendo pelas pernas, bizarro.....


Para saber mais sobre esse país incrível, recomendo um site que me ajudou muito:
http://www.vidanairlanda.com/


4 comentários:

  1. Que interessante! Deve ter sido uma experiência e tanto! Vc conhece uma banda irlandesa chamada "The Devlins"? Em caso negativo, procure e ouça uma canção chamada "Waiting"! É lindíssimo!
    GK

    ResponderExcluir
  2. Olá! Então... não conheço não, mas vou dar uma olhada... Obrigada pelo coments! =)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, Mel, mas...tadinhos dos velhinhos. XD
    Vou acompanhar o blog, Boa sorte e parabéns!!!!

    ResponderExcluir